quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Objetos de Art Nouveau



  "Arte nova" (em francês) foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro).apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Estruturas de Art Nouveau

Escadas estilizadas com influência do Art Nouveau. A imagem da direita é da famosa casa Tassel na Bélgica.

                    O vitral do banheiro e a cerca da casa tem uma grande influência também.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Propagandas Antigas com Influência do Art Nouveau

Desde o seu surgimento, a propaganda passou por diversos segmentos, desde simples propagações de ideais como os de Adolf Hitler e suas teorias nazistas até a chegada da Revolução Industrial, no início do século XX, onde a mesma passou a ser usada principalmente para objetivos mercadológicos.
    Essas primeiras propagandas eram geralmente usadas para promover um novo produto aos seus consumidores. Devido à falta de recursos tecnológicos como televisão, rádio, internet e etc. O único meio de transmissão destas informações eram os cartazes.
    Esses cartazes, que na maioria das vezes eram desenhados a mão, tinham por obrigação demonstrar, informar e promover o produto ou serviço oferecido e desta forma possuiam uma enorme quantidade de informação com muitos textos e imagens. Nessa época, por influência do Art Nouveau que era a corrente artística característica da Revolução Industrial, muitos adornos, enfeites e florais eram usados nestes cartazes, dificultando ainda mais uma agradável leitura visual.
    Temos exemplos de cartazes que demonstram como eram carregadas as antigas propagandas e nelas podemos analisar que, em relação ao design não existia um padrão a ser seguido. Tipografia, alinhamento e uso de cores não eram padrões e por isso, tudo se tornava poluído visualmente falando.